media kit
Influenciadores Digitais Marketing

Aprende a criar o teu Media Kit

Se fores um influenciador digital, tens que estar preparado para o momento, e nada como ter um media kit sempre à mão.

Porque deves criar um Media Kit?

É a melhor maneira de mostrares a tua serieadade em relação ao teu trabalho, e o que podes oferecer aos teus futuros parceiros.

Muitas das marcas usam plataformas de influenciadores para identificar potenciais influenciadores, e em muitos dos casos nem precisas de ter muitos seguidores para te considerarem influente.

Os nano-influenciadores com menos de 1.000 seguidores estão a crescer cada vez mais porque têm foco num nicho específico.

Como podes Criar o teu Media Kit

O teu media Kit é uma visão da tua personalidade on-line.

É onde vendes as teus skills de blogger e comentador social.

Portanto é necessário que tenhas uma imagem profissional que combine com o teu estilo.

 

My-Life-and-Kids-MediaKit (1)

Fonte: https://blogclarity.com/wp-content/uploads/2014/12/My-Life-and-Kids-MediaKit.pdf

Se tens acesso ao Photoshop ou Indesign, usa um dos dois para criares um look profissional. Uma boa alternativa é o Canva.

O teu Media Kit tem que ser um resumo de uma a três páginas.

Deves manter o nível de cores que costumas utilizar nas tuas redes sociais, ter alguma consistência.

Existem vários sites onde podes ter acesso a templates Media Kit gratuitos.

 

Clica aqui para teres acesso a um template em Word

 

Que itens deves incluir no teu Media Kit

Detalhes sobre ti

Faz um resumo em poucas frases dando enfase à tua experiencia em qualquer um dos nichos que seja o foco da tua atividade, seja beleza, moda, maquilhagem, comida, nutrição, viagens. As marcas querem garantir que os seus influenciadores estejam alinhados com os seus valores. Por isso deves ser autêntico para poderes ser reconhecido como influenciador.

Por exemplo se és um influencer de comida, escreve porque és apaixonado pelo teu nicho.

Partilhas fotos porque gostas ou porque queres experimentar? Ou porque acreditas em comida saudável?

Com essas informações podes fornecer aos profissionais de marketing insights sobre a tua personalidade e ao mesmo tempo mostrar-lhes porque é que és perfeito para as suas campanhas de marketing.

A tua introdução não deve ser muito longa entre 100-150 palavras.

Contactos

Não faz sentido nenhum criares um Media Kit se as pessoas não puderem entrar em contacto contigo. Deves ter sempre todos os teus contactos atualizados, website (se tiveres), instagram, facebook , número de telefone e email.

Opções de colaboração

No teu Media Kit deves informar as marcas quais as tuas opções de colaboração:

  • Análise e uso dos produtos
  • Menções de marca
  • Entrevista a alguém que trabalhe na empresa
  • Códigos promocionais, (prozis usa bastante este serviço com os seus influenciadores)
  • Stories no Instagram
  • Sorteios

Deves dar aos profissionais de marketing várias hipóteses suficientes e mostrares que colaboraste com a marca X ou Y. E ao mesmo tempo podes dizer que estás aberto a novas ideias e sugestões

Qual o Preço que deves pedir?

Não existe nenhuma escala que os influenciadores possam seguir, muitos eles começam por aceitar produtos gratuitos, e posteriormente podem criar uma relação com as marcas e começarem a cobrar pelos seus posts.

Abaixo dou um exemplo de apresentação de serviços por uma influenciadora digital. Em posts anteriores sugeri um link para saberem o preço dos vossos posts

 

Fonte:https://cdn.shanebarker.com/wp-content/uploads/2019/03/Medium-Pricing-Influencer-Media-Kit.png

Seis fatores que podem afetar o preço

  • Alcance, plataforma e volume de engagement autêntico
  • A qualidade do público de um influenciador
  • O nível de conhecimento do influenciador
  • A qualidade do conteúdo que o influenciador partilha
  • Quão bem um influenciador encaixa com a sua marca
  • O valor de Media dos posts do influenciador

Se deves ou não incluir os preços no teu Media Kit é uma boa pergunta, algumas pessoas acreditam que não se deve listar os preços. Eu penso que para um influenciador inicial que ainda representa poucas marcas inicialmente não deve incluir já os preços, mas passado uns meses de representar a marca em vez de ficar com os seus produtos, deve enviar a sua proposta de valor com o preçário incluído.

Estatísticas a colocar no Media Kit

Deves sempre incluir algumas métricas relacionadas com o teu site ou instagram. Podes utilizar o site SocialBlade e colocares os dados no teu Media Kit

  • Followers
  • Engagement Rate
  • Média de Likes
  • Média de Comentários
  • Media Uploads
  • Total Grade

nota:

Os melhores relacionamentos de influência ocorrem quando os dados demográficos dos clientes de uma marca se alinham de perto com os dados demográficos do público-alvo de um influenciador.

Para onde deves enviar o teu Media Kit

Depois de teres todos os dados. Deves fazer uma lista das marcas com quem te identificas e que gostarias de fazer parceria. De início umas 10 penso que seria o suficiente. Procura-as no instagram e pede o contacto do departamento de marketing ou da pessoa responsável por influenciadores digitais e envia um email com teu media kit.

Deves evitar enviar o teu kit para todos, o teu objetivo não é ser patrocinado por todas as marcas, mas sim obteres colaboração com marcas e produtos que te identifiques.

 

Bibliografia

Https://influencermarketinghub.com/how-to-create-an-award-winning-influencer-media-kit/

Https:/mrdigitalnomad.com/how-to-make-a-media-kit-for-bloggers

How to Create an Influencer Media Kit (+ Free Template!)

How to Create an Impressive Influencer Media Kit in 9 Easy Steps

 

 

 

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