Princípios Fundamentais Fotografia

A fotografia baseia-se em três princípios fundamentais;
  • Sensibilidade Fotográfica;
  • Quantidade de Luz;
  • Velocidade da Luz. 
 
 

Sensibilidade fotográfica 

Sensibilidade fotográfica ou ISO é uma medida que mostra a sensibilidade do sensor da câmera à luz do ambiente. À medida que se aumenta o ISO a luz também irá aumentar. Por isso o ISO vai ajudá-lo em ambientes mais escuros.

Contudo quanto maior for o ISO, maior é a possibilidade de surgir grão na imagem. Iluminar uma foto com o ISO é sempre uma troca, só deverá aumentar o seu ISO quando não conseguir clarear a foto pela velocidade ou pela abertura.

A cada vez que o ISO é aumentado, a sensibilidade do sensor à luz dobra, fazendo a seguinte escala: 100, 200, 400, 800, 1600, 3200… Isso significa que cada valor torna o sensor duas vezes mais sensível à luz, e a foto ficará mais clara. A escala mais comum vai de 100 a 3200, mas algumas câmeras possuem o valor do ISO até 102400

iso
Fotografia ISO
Fotografia ISO

Quantidade de Luz

A quantidade de luz está relacionada com abertura do diafragma da objetiva.

Os números que representam a abertura são mostrados sempre com a letra f . A abertura do diafragma serve para determinar a quantidade de luz que irá entrar na máquina fotográfica. Quanto maior for o número de f menor será a abertura e irá entrar menos luz.

Quando ouve falar em F/stops estão-se a referir a abertura. O F/stop de uma objetiva varia de 1,4 a 22 ou em alguns casos pode até ser superior.

 

AberturaDiafragma
Profundidade de Campo

Velocidade 

Está relacionada com a velocidade do obturador.

Quanto mais tempo o obturador fica aberto, mais clara será a luz da sua fotografia.

O tempo do obturador é medido através de segundos.

Velocidades baixas podem ser essenciais em situações com pouca luz, pois o obturador ficará aberto por mais tempo e deixa entrar mais luz.

Porém conforme se estende a exposição aumenta, e aumenta igualmente o risco da câmara ou de outro assunto se moverem e a foto pode sair tremida, deve ser sempre utilizado um tripé.

Velocidades altas congelam o movimento em alta velocidade e não é necessário tripé , mas sim um flash ou um ISO elevado.

Velocidade
velocidade
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
WhatsApp chat