Persona
Marketing

Personas Vs Público Alvo

Personas

Personagem fictícia é criada para representar um tipo de clientes. São utilizadas em conjunto com a segmentação, onde representam diferentes segmentos. São representadas através dos seus dados:

 

  • Demográficos
  • História
  • Personalidade
  • Ambições
  • Objetivos
  • Frustrações
  • Motivações
  • Marcas preferidas
  • Cargo ou ocupação atual
  • Meios de comunicação utilizados diariamente
  • Objectivos profissionais e pessoais
  • Nível de escolaridade

Não existem limites de perguntas na construção de uma persona, no entanto quanto mais informação maiores serão as dificuldades .

Dando um exemplo vou criar a minha persona:

persona

 

 

Sites onde poderão utilizar templates para criar as personas

Persona: Rita tem 36 anos é formada em marketing, adora tirar fotografias. É fã de game of thrones. Gere o seu próprio blog e tem o sonho de trabalhar na área de Marketing.

Público Alvo: Homes e mulheres, entre os 22 e 40 anos, formados em marketing, com interesse em marketing digital e redes sociais.

 

Público-Alvo

De acordo com Neil Patel o Público-alvo é uma parcela da sociedade consumidora para quem sua empresa ou negócio direciona as ações de marketing dos seus produtos ou serviços. É um grupo de pessoas que têm um mesmo grau de escolaridade, objetivos, interesses etc.

As informações mais usadas para definir o público-alvo de uma empresa são:

  • Idade
  • Sexo
  • Formação educacional
  • Poder aquisitivo
  • Classe social
  • Localização
  • Hábitos de consumo

Alguns exemplos e tipos de público-alvo diferentes para entender melhor como eles podem ser diferentes de acordo com sua empresa e seus objetivos:

Exemplo 1

Empresa: Loja de decoração de casamentos.

Público-alvo: mulheres de classe média alta, com nível superior completo, que moram no Rio de Janeiro, entre 28 e 35 anos que estão planejando seu casamento. Elas acompanham blogs sobre beleza, moda e decoração de interiores no Facebook e Instagram.

Exemplo 2

Empresa: E-commerce de camisas de futebol.

Público-alvo: homens de classe média, com fundamental e superior completo, que moram no Paraná, com idade entre 15 a 35 anos.

Acompanham os jogos do seu time nos estádios, leem notícias dos times de futebol em sites especializados e acompanham novidades no Facebook e Twitter.

Exemplo 3

Empresa: Clínica de urologia

Público-alvo: homens de classe média alta, pós-graduados, que vivem em São Paulo, com idade entre 30 a 60 anos e que enfrentam problemas de impotência sexual, câncer de próstata, dentre outros e procuram melhorar sua qualidade de vida.

Acompanham notícias sobre o assunto em portais segmentados e no Facebook. Integram grupos no FB para trocar experiências com outros pacientes que compartilham do mesmo problema.

 

Diferença Publico Alvo e Personas

Embora possam ser parecidos, persona e público alvo são coisas distintas. Comunicar diretamente com a Rita é bem mais fácil do que comunicar com o público alvo que é pouco detalhado e que não é possivel compreender os seus gostos e interesses ou até mesmo sonhos.

Se tivesse que definir uma diferença principal entre persona e público-alvo, eu diria que o público-alvo vê o todo, de forma mais generalizada, enquanto que a persona tem uma definição mais específica.

 

 

 

 

Bibliografia

  • de Paula, André Novais , André Zeferino, Marco Gouveia, Frederico Carvalho, and Virgínia Coutinho. www.marketingdigitalempresas.pt. Edited by Perfil Criativo. 2018. www.marketingdigitalempresas.pt.
  • Faustino, Paulo. Marketing Digital na Prática. Lisboa: Marcador Editora, 2019.
  • Patel, Neil. NeilPatel. https://neilpatel.com/br/blog/publico-alvo/#publicoalvo (accessed 04 28, 2019).

 

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