Barbie e a sua história

A Barbie foi criada por Ruth Handler, co-fundadora da empresa de brinquedos Mattel, e  lançada em 9 de março de 1959 na Feira Internacional de Brinquedos de Nova Iorque.

Primeiramente, Ruth Handler teve a ideia de criar uma boneca adulta quando reparou que a sua filha Bárbara brincava regularmente com bonecas bebés mas no entanto ,não tinha nenhuma boneca adulta.

Inspirada pelas bonecas alemãs chamadas “Lilli”, que eram baseadas em personagens de tiras cómicas adultas.

Ruth Handler e a sua equipa de designers criaram a Barbie com uma aparência adulta e distintamente diferente das bonecas infantis da época.

Finalmente, a boneca Barbie foi lançada ao público como uma jovem mulher moderna, com roupas e acessórios que refletiam diversas profissões e estilos de vida.

Barbie e o Orçamento de Marketing 2023

Barbie The Movie, protagonizada por Margot Robbie e Ryan Gosling ultrapassou todas as expectativas de bilheteira no fim de semana de estreia, atingiu os 155 milhões de dólares a nível nacional e 337 milhões a nível mundial.

Mas qual terá sido a razão para tamanho sucesso e qual o orçamento destinado ao Marketing?

O sucesso do filme deve-se, em grande parte, a uma campanha agressiva que a Mattel e a WB começaram a planear há mais de um ano.

O orçamento de marketing poderá ter sido entre 125 e 150 milhões de dólares.

No Facebook Ads Library poderemos ver a quantidade de anúncios que foram realizados só este verão foram pelo menos uns 110 e pelos vários países.

Bem e até agora o sucesso está em $775 milhões.

barbie

Barbie Keyword Research -Vendas na Amazon

O enorme sucesso do filme “Barbie Movie” revitalizou por completo a marca Barbie, desencadeando um notável aumento nas vendas na Amazon e deixando claro que a Barbie não é apenas um brinquedo do passado; ela é um fenómeno cultural em constante evolução.

A jungle Scout fez um estudo das vendas da Amazon

Margot Robbie como Barbie captou verdadeiramente o interesse dos consumidores, e teve um aumento notável das receitas de 100% nos últimos seis meses.

Isto traduz-se numa receita impressionante de 1,1 milhões de dólares.

Embora a Barbie Margot Robbie tenha registado vendas incríveis Ken de Ryan Gosling apresenta um resultado ainda maior de 1,2 milhões de dólares, superando ligeiramente as receitas da Barbie Margot Robbie.

Mas já em abril a WB lançou um selfie generator.

O que permitiu aos utilizadores das redes sociais personalizarem a sua foto dentro de um filtro da barbie e isto obviamente, serviu de publicidade grátis.

barbie and ken

No total, o filtro interativo barbieselfie.ai foi utilizado mais de 13 milhões de vezes desde o seu lançamento a 3 de abril.

O filtro provou ser popular, tendo sido utilizado por consumidores, marcas e celebridades, incluindo Rihanna e o ator Pedro Pascal.

Além do filtro da selfie, a Barbie alcançou um enorme sucesso no marketing graças às suas diversas parcerias com marcas de renome.

A estratégia de associar a icónica boneca a marcas populares criou sinergias que aumentaram a visibilidade da Barbie em diferentes segmentos de mercado.

Nunca foi foram vistas tantas parcerias com marcas de moda, acessórios, jogos e outros setores como alimentação. Foi um fenómeno inédito.

O Burger King (Este que este cheeseburger de bacon com molho cor-de-rosa misterioso apenas foi  disponibilizado no Brasil.)

Barbie: Parcerias Roupa

A Zara foi outra grande marca que resolveu entrar na corrida. E lançou a sua coleção cápsula da Barbie, e está a vender mais rápido que os bilhetes dos ColdPlay no estádio de Coimbra.

A Coleção tem vestuário misto e inclui vestuário, acessórios, pijamas, produtos de beleza e acessórios para a casa, tais como copos, palhinhas, velas, espelhos, porta-chaves, cadernos. 

E ainda alguns centros comerciais receberam uma caixa igual à caixa da boneca em escala semelhante. E foi a verdadeira loucura.

Os números falam por si: A coleção Barbie da Zara gerou 6,8 milhões de dólares em valor mediático no período de março a julho.

Deixo o link direto para a loja online da Zara, onde poderás encontrar estas maravilhas de roupa e tornares o teu closet numa autêntica passerelle fashion com um toque de nostalgia.

Para além da Zara a Barbie realizou parceria com.

E estas foram apenas algumas das marcas de roupa.

Barbie: Zara

Barbie: Parceria Malas e Sapatos

A colaboração da ALDO com a Barbie foi sem dúvida notável

Cada sapato da coleção foi cuidadosamente concebido para proporcionar uma experiência única desde as saltos rosa bebé altíssimas até aos vibrantes sapatos de gelatina rosa, todos eles equipados com as confortáveis solas Pillow Walk.

Para além dos sapatos também foram criadas malas.

Curiosidade: Cerca de metade da coleção Barbie da Aldo esgotou na primeira semana.

Para além da Aldo, vou referir mais algumas marcas que entraram nesta aventura.

Barbie: Objetos de uso pessoal

Mais um produto a escova de dentes eléctrica da empresa de higiene oral Moon.

O conjunto de edição limitada Barbie x Moon, disponível por por 79,99 dólares, inclui uma escova de dentes eléctrica cor-de-rosa e uma pasta de dentes branqueadora bubble mint.

Barbie: Escova de dentes

Continuação no próximo artigo