Noruega

Primeira semana Noruega

Vou fazer um breve resumo da minha primeira semana aqui por Molde.

Cheguei dia 18 de Janeiro na sexta feira. A semana foi destinada a resolver certas “burocracias” para obter o meu D-Number.

E o que é o D-Number?

Um número D é um número de identificação temporário que pode ser atribuído a pessoas estrangeiras que geralmente residem na Noruega por menos de seis meses.

Onde tenho que ir para arranjar este número?

Devo fazer a minha marcação na UDI (The Norwegian Directorate of Immigration), foi tudo realizado online, aqui o sistema é bem diferente do português, tudo é feito por aplicações e marcações online e são bem rápidos na resposta

Após ter feito a marcação fui até Polícia da minha zona, neste caso tive que me dirigir até Kristiansund , e aproveitei para tirar umas fotografias e tomar café, ou melhor (balde de café) com uma amiga norueguesa.

Kristiasund
Documento que trouxe da polícia

Também tive que me dirigir à NAV, para entregar a minha folha U2 e estou à espera do meu D-Number, já passou uma semana e meia.

Papelada quase toda tratada, é tempo de relaxar, tive um convite para jantar em casa da Suzie e algumas amigas dela (norueguesas). Compreendi algumas palavras, mas como falam em dialecto por vezes é complicado. Espero dentro de alguns meses conseguir perceber mais qualquer coisa.

Nota: antes de entrar em casa de casa devemos sempre tirar os sapatos, tal como no japão na noruega o procedimento é exactamente o mesmo. Os noruegueses são pessoas bastante reservadas logo para cumprimentar só um aperto de mão ou um único beijo. Ainda me estou a adaptar à realidade dos “tios de cascais” às vezes fico um pouco pendurada, as crianças não gostam de beijinhos, cumprimentei umas e ficaram assustadas deviam pensar que eu era o bicho papão. São estas coisas que devo ter em conta ao relacionar-me com as pessoas.

Cartoons Sobre Noruegueses

You Might Also Like...

1 Comment

Leave a Reply

WhatsApp chat