SEO- Optimização para Motores de Pesquisa

SEO

Significado de SEO

O termo significa “Search engine optimization” e é o processo de aumentar a qualidade e a qualidade do tráfego do seu website com resultados não pagos, por outras palavras naturais ou orgânicos.

Let’s Look at the trailer

A aplicação destas estratégias e técnicas ajudam os robôs dos motoroes de pesquisa a entender os conteúdos e a posiciona-los. O objetivo quando se fala em SEO é chegar ao primeiro lugar no Google. Os donos de sites reconheceram o valor de uma alta classificação e visibilidade nos resultados nos mecanismo de busca, e isto criou uma oportunidade para os profissionais de SEO do White Hat e black hat, que se ouve muito falar, convém distinguir estes dois termos

Black Hat : uso de estratégias agressivas de SEO, técnicas e táticas que se concentram apenas em motores de busca e não um público humano, alguns exemplos: texto invisível, páginas de entrada, adição de palavras chave não relacionadas ao conteúdo ou troca de página (alterando a página depois que ela foi classificada pelos mecanismos de pesquisa)

White Hat: Alguns exemplos incluem o uso de palavras-chave e análise de palavras chave, backlink, construção de links para melhorar a popularidade. Esta técnica é frequentemente usada por aqueles que têm intenções de fazer um investimento no site a longo prazo.

A grande vantagem do SEO é a obtenção de tráfego orgânico no seu site.

Porque é que é importante estar entre os primeiros resultados de busca do google?

A maior parte dos usuários clica nos 3 primeiros resultados, e já encontra o que busca. Para ser ainda mais específico, esta é a taxa média de CTR (click through rate) por posição nos resultados:

  • Recebe 30% dos cliques
  • Recebe 15% dos cliques
  • Recebe 10% dos cliques
  • Recebe 6% dos cliques
  • Recebe 4% dos cliques

On-PAGE SEO

São todos aqueles que estão relacionados com as páginas do seu site.

  • Título de página utilizar tag de cabeçalho <H1> para o título principal de cada página
  • Metadescrição (utilizar a palavra em qualquer posição da metadescrição)
  • Não ultrapassar o limite da metadescrição
  • Utilizar metadescrições diferentes do primeiro parágrafo

Utilizar endereços URL amigáveis,

Qual destes endereços parece mais amigável ?

resultadosdigitais.com.br/marketing-digital

resultadosdigitais.com.br/x89f7h8l2k

A maioria das pessoas concorda que é a primeira opção, certo?

Esse endereço mais limpo e organizado é chamado de URL amigável, e implementá-la nas páginas do seu site pode ajudar muito em sua estratégia de SEO.

Dica: utilizar sempre os hífens para separar as palavras

Imagens

Um dos aspetos bastante importante são os atributos das imagens. O robot não entende algum do conteúdo e utiliza o (alt text) e título (title) para melhor compreender as imagens. Logo é importante descrever cada uma das imagens e posicionar as suas palavras-chaves. O texto alternativo foi criado a pensar nas pessoas com deficiência visual, e é lido por softwares de leitura e recitado por voz.

Foi aprovado o ano passado Decreto-Lei nº83/2018 sobre a acessibilidade dos sites da internet, o Estado e entidades equiparadas têm de tornar os seus sites e aplicações móveis mais acessíveis aos utilizadores, em especial a pessoas com deficiência. Entrou em vigor no dia 1 de Janeiro de 2019.

Não escreva nomes de imagens como 123243.jpg. Deve posicionar as suas palavras-chave. Pois isso ajuda o robot a compreender o conteúdo e isso leva a um melhor posicionamento no ranking do Google.

Tags e palavra-chave

Só o título da página é que utiliza a tag de cabecalho H1, os outros devem utilizar H2, H3,H4 dependendo da sua relevância. É importante que utilize a sua palavra chave ao longo do artigo, mas sem utilizar demasiado. O Google facilmente percebe quando a palavra-chave está a ser utilizada erradamente. Onde deve e não deve utilizar a sua palavra-chave?

  1. Título do artigo
  2. Primeiro parágrafo
  3. Pelo menos em um dos subtítulos
  4. Não utilizar a palavra chave em mais de 1% do seu texto.

Tempo ⌛

Por vezes as páginas demoram algum tempo a carregar, todos os segundos contam. Por isso devemos sempre utilizar testes de velocidade.

O PingDom é um dos que pode utilizar tem a versão gratuita, mas se quiser ferramentas mais avançadas terá que optar pela versão paga ou então poderá optar pelo Developers google.

A velocidade de cada página é medida numa escala de 0 a 100. Ambas as ferramentas que indiquei sugerem a lista de coisas que é necessária fazer para melhorar os seus resultados

 

 

 

 

Bibliografia

  • https:// searchengineland.com/guide/what-is-seo
  • https://en.wikipedia.org/wiki/search_engine_optimization
  • Https://webopedia.com/term/b/black_hat_seo.html
  • Faustino, Paulo. Marketing Digital na Prática. 1. Marcador Editora, 2019.
  • Https//resultadosdigitais.com.br/blog/o-que-e-url-amigavel

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

29 Responses

  1. Very efficiently written story. It will be helpful to anybody who employess it, as well as yours truly :). Keep up the good work – for sure i will check out more posts.

Leave a Reply

Your email address will not be published.