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SEO
Marketing

SEO- Optimização para Motores de Pesquisa

Significado de SEO

O termo significa “Search engine optimization” e é o processo de aumentar a qualidade e a qualidade do tráfego do seu website com resultados não pagos, por outras palavras naturais ou orgânicos.

Let’s Look at the trailer

A aplicação destas estratégias e técnicas ajudam os robôs dos motoroes de pesquisa a entender os conteúdos e a posiciona-los. O objetivo quando se fala em SEO é chegar ao primeiro lugar no Google. Os donos de sites reconheceram o valor de uma alta classificação e visibilidade nos resultados nos mecanismo de busca, e isto criou uma oportunidade para os profissionais de SEO do White Hat e black hat, que se ouve muito falar, convém distinguir estes dois termos

Black Hat : uso de estratégias agressivas de SEO, técnicas e táticas que se concentram apenas em motores de busca e não um público humano, alguns exemplos: texto invisível, páginas de entrada, adição de palavras chave não relacionadas ao conteúdo ou troca de página (alterando a página depois que ela foi classificada pelos mecanismos de pesquisa)

White Hat: Alguns exemplos incluem o uso de palavras-chave e análise de palavras chave, backlink, construção de links para melhorar a popularidade. Esta técnica é frequentemente usada por aqueles que têm intenções de fazer um investimento no site a longo prazo.

A grande vantagem do SEO é a obtenção de tráfego orgânico no seu site.

Porque é que é importante estar entre os primeiros resultados de busca do google?

A maior parte dos usuários clica nos 3 primeiros resultados, e já encontra o que busca. Para ser ainda mais específico, esta é a taxa média de CTR (click through rate) por posição nos resultados:

  • Recebe 30% dos cliques
  • Recebe 15% dos cliques
  • Recebe 10% dos cliques
  • Recebe 6% dos cliques
  • Recebe 4% dos cliques

On-PAGE SEO

São todos aqueles que estão relacionados com as páginas do seu site.

  • Título de página utilizar tag de cabeçalho <H1> para o título principal de cada página
  • Metadescrição (utilizar a palavra em qualquer posição da metadescrição)
  • Não ultrapassar o limite da metadescrição
  • Utilizar metadescrições diferentes do primeiro parágrafo

Utilizar endereços URL amigáveis,

Qual destes endereços parece mais amigável ?

resultadosdigitais.com.br/marketing-digital

resultadosdigitais.com.br/x89f7h8l2k

A maioria das pessoas concorda que é a primeira opção, certo?

Esse endereço mais limpo e organizado é chamado de URL amigável, e implementá-la nas páginas do seu site pode ajudar muito em sua estratégia de SEO.

Dica: utilizar sempre os hífens para separar as palavras

Imagens

Um dos aspetos bastante importante são os atributos das imagens. O robot não entende algum do conteúdo e utiliza o (alt text) e título (title) para melhor compreender as imagens. Logo é importante descrever cada uma das imagens e posicionar as suas palavras-chaves. O texto alternativo foi criado a pensar nas pessoas com deficiência visual, e é lido por softwares de leitura e recitado por voz.

Foi aprovado o ano passado Decreto-Lei nº83/2018 sobre a acessibilidade dos sites da internet, o Estado e entidades equiparadas têm de tornar os seus sites e aplicações móveis mais acessíveis aos utilizadores, em especial a pessoas com deficiência. Entrou em vigor no dia 1 de Janeiro de 2019.

Não escreva nomes de imagens como 123243.jpg. Deve posicionar as suas palavras-chave. Pois isso ajuda o robot a compreender o conteúdo e isso leva a um melhor posicionamento no ranking do Google.

Tags e palavra-chave

Só o título da página é que utiliza a tag de cabecalho H1, os outros devem utilizar H2, H3,H4 dependendo da sua relevância. É importante que utilize a sua palavra chave ao longo do artigo, mas sem utilizar demasiado. O Google facilmente percebe quando a palavra-chave está a ser utilizada erradamente. Onde deve e não deve utilizar a sua palavra-chave?

  1. Título do artigo
  2. Primeiro parágrafo
  3. Pelo menos em um dos subtítulos
  4. Não utilizar a palavra chave em mais de 1% do seu texto.

Tempo ⌛

Por vezes as páginas demoram algum tempo a carregar, todos os segundos contam. Por isso devemos sempre utilizar testes de velocidade.

O PingDom é um dos que pode utilizar tem a versão gratuita, mas se quiser ferramentas mais avançadas terá que optar pela versão paga ou então poderá optar pelo Developers google.

A velocidade de cada página é medida numa escala de 0 a 100. Ambas as ferramentas que indiquei sugerem a lista de coisas que é necessária fazer para melhorar os seus resultados

 

 

 

 

Bibliografia

  • https:// searchengineland.com/guide/what-is-seo
  • https://en.wikipedia.org/wiki/search_engine_optimization
  • Https://webopedia.com/term/b/black_hat_seo.html
  • Faustino, Paulo. Marketing Digital na Prática. 1. Marcador Editora, 2019.
  • Https//resultadosdigitais.com.br/blog/o-que-e-url-amigavel

 

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