Blog

Transferir Subsídio de Desemprego para outro país

Transferir Subsídio de Desemprego para outro país

A poucas horas da minha saída de Portugal, resolvi escrever um breve resumo do que foi necessário para transferir o meu subsídio de desemprego para a Noruega e toda a documentação que tive que tratar

Contactar a embaixada de portugal em Oslo. Liguei para a embaixada, fui atendida com extrema simpatia pelo Dr Rui Matos, foi bastante simpático e deu-me vários e diversos conselhos sobre documentação e trocámos vários emails e telefonemas.

Um dos documentos necessários:

  • Assento de Nascimento Internacional que mencione em inglês no campo 11: “Marital Status: Single”. Colocar a Apostila Portuguesa posteriormente, que é o reconhecimento internacional do documento.

Onde requerer este documento e custos

O documento chega dentro de uma semana a casa e pode ser feito o pedido online.

Colocar a Apostila Portuguesa

A apostila tem o custo de 10,20€ e é pedida aqui . No meu caso como resido em Coimbra fui diretamente ao tribunal da Relação de Coimbra pedir o documento, é dado na hora não temos que aguardar.

Transferir o subsídio de desemprego para a Noruega

Esta parte já foi um pouco mais complicada, fui ao Centro de emprego avisar da minha saída, mais uma vez fui bastante bem recebida pela Dra Cristina Dias que me deu todas as indicações e procedimentos que deveria ter antes de me ir embora e para nada me faltar, uma senhora 5 estrelas e que adorava a Noruega, recomendou-me imediatamente livros e sítios para visitar.

Algumas considerações antes de pedir subsídio de desemprego

  • ter estado inscrito durante, pelo menos, quatro semanas, como desempregado à procura de emprego nos serviços de emprego do país onde ficou desempregado
  • requerer o formulário U2 (antigo formulário E 303), que autoriza a transferir prestações de desemprego, junto dos serviços de emprego do país que lhe paga o subsídio de emprego

O formulário U2 é pedido na Segurança Social, não o posso pedir Online por isso tive que me dirigir no dia 20 de Dezembro à segurança social ou loja do cidadão (no meu caso fui à loja do cidadão em Coimbra). Nota muito importante: Eles não enviam este formulário para casa, eu pensei que enviassem e fui um pouco mal informada, a segurança social liga dois dias antes da partida para irem buscar o documento, e ao fazer o pedido por favor não se esqueçam de colocar o vosso contacto.

Recebido o U2 no dia 18/01 posso receber subsídio por um período máximo de 90 dias. Devo entregar o U2 nos serviços de emprego Noruegueses (NAV) até dia 24 de Janeiro. (tenho 7 dias uteís para me inscrever)

Posso entregar o documento sem fazer marcação online, porque assim que tiver o meu número tudo é feito digitalmente. É muito diferente do sistema português.

Até dia 17/04/2019 posso receber as prestações de desemprego e se desejar receber para além dos 3 meses , tenho que avisar a partir de 17/03 e enviar provas de procura de emprego para continuar a ter direito ao subsídio.

Summary

You Might Also Like...

No Comments

    Leave a Reply

    WhatsApp chat